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Serviço de normalização acadêmica em bibliotecas universitárias
As Bibliotecas universitárias atuam como apoio no ensino, na pesquisa e na extensão e têm como principal foco a promoção do acesso e uso da informação. Assim, as bibliotecas desenvolvem práticas de informações associadas ao processo de ensino-aprendizagem contribuindo para a formação da comunidade que faz uso dos serviços disponibilizados.
É papel das bibliotecas oferecer instrumentos, métodos e técnicas de busca e uso da informação para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, pessoais e profissionais das pessoas que utilizam esses serviços (CAREGNATO, 2000).
A informação é entendida como um elemento importante no processo de mudança do estado de conhecimento das pessoas. Nesse sentido, elas estão cada vez mais se deparando com o acúmulo de informações, necessitando criar estratégias para verificar a validade de informações com que se depara no cotidiano.
Nesse contexto, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba desenvolve o projeto de extensão - Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA) que tem como objetivo contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos.
A competência em informação é a capacidade de que as pessoas têm de canalizar seus próprios conhecimentos para agir em uma determinada situação (GASQUE, 2013). As autoras Brisola e Romeiro (2018) nos apresentam o conceito de Competência Crítica em Informação como uma forma mais ampla do conceito de Competência em Informação e embora os conceitos se entrecruzam no acesso, busca e uso da informação elas atribuem um caráter ético e crítico de maneira que o sujeito possa avaliar com precisão as fontes de informações utilizadas.
Para Brisola e Romeiro (2018, p.75) a Competência Crítica em Informação prepara o usuário a ter uma visão crítica da informação, e também “para distinguir entre o que é relevante e/ou irrelevante, buscar fontes seguras de informação, hierarquizar as informações, utilizá-las, produzir novas informações, ser criativo, contextualizar etc.”. Da mesma maneira, Campello (2008) cita as habilidades de “localizar, interpretar, analisar, sintetizar e comunicar informação” como subjetivo do indivíduo que desenvolveu a competência em informação.
Assim, o projeto LICA se propôs a oferecer diversos instrumentos e técnicas para auxiliar as pessoas no processo de desenvolvimento de suas competências e no estímulo do potencial criativo para as atividades acadêmicas e profissionais.
Esses instrumentos e técnicas se resumem a uma série de webconferênicas, workshops, oficinas e cursos promovidos ao longo do ano. Essas atividades foram realizadas inicialmente na plataforma WebConf da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), no Canal do YouTube da Biblioteca do CCA e também no Classroom.
É a Universidade que preocupada com a qualificação do ensino e o rigor da aprendizagem para o progresso da ciência que estabelece na padronização dos trabalhos acadêmicos, um valioso instrumento na elaboração e apresentação da produção científica (CRESPO; RODRIGUES, 2011).
A Biblioteca é o referencial no que tange aos aspectos de normalização documentária, seu papel é de atuar como fonte de informação e promotora dos serviços que contribuem para melhorar a qualidade dos trabalhos acadêmicos.