Notícias
Conferência discutiu a inserção do cinema na periferia da cidade de Areia/Paraíba
A inserção do cinema na periferia foi a temática principal da WebConferência realizada hoje (18.05) na sala de reunião da conferênciaweb.rnp. Promovida pela projeto de extensão Cine Bruxaxá em parceria com a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias (BSCCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A Conferência foi proferida pelo arte educador Thiago Rodrigues que atua na periferia da cidade de Areia na Paraíba. A fala do Thiago se deu a partir da sua experiência no distrito de Mata Limpa onde relação dos moradores e estudantes com a sétima arte possibilitou produção de uma série de curtas-metragens.
A ação contou com a participação de um público bastante diverso entre estudantes e profissionais de várias localidades do país.
Segundo Thiago inicialmente o projeto tinha cerca de 80 jovens e atualmente na sua quarta edição conta com ampla participação da comunidade e de uma equipe profissional que se dedica as ações de oficinas e produção de roteiros, fotografias, figurino etc. Os curtas produzidos em outras edições já ganharam prêmios nacionais atestando a qualidade das produções
Participar de um momento tão bacana como esse, super organizado e que lhe permite se comunicar em tempos tão nebulosos, foi para mim extremamente gratificante e de muita felicidade por saber que ainda temos voz e que grandes parcerias surgem a partir de tudo isso, afirmou Thiago Rodrigues.
Para Jarline Cardoso, extensionista do projeto, a conferência "trouxe vários sentimentos - o sentimento da arte, da emoção e da comunhão com a comunidade. Foi muito proveitoso e motivador para participar da webconferência com o Thiago Rodrigues. Essas atividades despertam para novos olhares em relação ao cinema".
Foi um momento rico, uma excelente oportunidade para abrir uma janela de parcerias da UFPB com a comunidade a partir das ações de extensão. É a UFPB chegando cada vez mais próxima da comunidade, são ações como essas que mantém viva a chama da extensão, da pesquisa e do ensino que produz e alimenta os laços.
O relato emocionado de Thiago Rodrigues sobre sua atuação na comunidade da Mata Limpa em Areia/Paraíba mostrou como os horizontes de dezenas de jovens vêm sendo ampliados através do fazer artístico. Vimos na prática o quanto o Cinema e as Artes de modo geral podem transformar vidas. Esperamos estreitar laços com iniciativas com esta, para que possamos integrar a vida cultural da cidade de Areia, afirmou Magnólia Felix bibliotecária e coordenadora do projeto de extensão.