Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > A Biblioteca > Nossos projetos de Extensão > Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem
conteúdo

Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem

por Biblioteca publicado 27/04/2020 19h31, última modificação 09/08/2023 13h48
Coordenador pelo bibliotecário Edilson Targino de Melo Filho

 

ANO IV - 2023

RESUMO: Os serviços de informação disponibilizados em bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA. Será desenvolvido de maneira presencial na Coleção de periódicos da Biblioteca Setorial do CCA, tendo como público-alvo discentes da graduação e pós-graduação, docentes, e profissionais de diversas áreas, principalmente ciências humanas, sociais e agrárias. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é representação descritiva da coleção de periódicos, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops e a produção do PODLICA – podcast de divulgação científica. Como resultados, espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado adquira competência em informações críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas sobre fontes de informação e o fomento do uso da biblioteca universitária como espaço democrático de acesso a informações e conhecimentos.

Palavras-chave: Periódicos Científicos. Fontes de Informação. Serviços de Informação. Competência Crítica em Informação. 

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA.

Específicos

  • Discutir com a equipe critérios de raridade para periódicos científicos;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
  • Colaborar para a uniformização e a parametrização da coleção de periódicos;
  • Contribuir para o processo de divulgação científica;
  • Promover a biblioteca universitária.

 

EQUIPE

 

# NOME GRAU DE INSTRUÇÃO OCUPAÇÃO FUNÇÃO
1 Edilson Targino de Melo Filho Doutor Bibliotecário Coordenador
2 Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira Mestra Bibliotecária Coordenadora Adjunta
3 Ana Karla Pereira Rodrigues Mestra Bibliotecária Colaboradora
4 Ana Livia Gomes de Sousa Médio Estudante Voluntária
5 Febrania Fernandes Vieira Braga Graduada Estudante Voluntária
6 Genoveva Batista do Nascimento Doutora Docente Colaboradora
7 João Vitor Andrade Magalhães Mestre Estudante Colaborador
8 Maria Luana da Silva Licenciada Estudante Voluntária
9 Marina Gabriela Silva Batista Médio Estudante Bolsista
10 Sheila Costa de Farias Doutora Docente Consultora
11 Viviane Lima da Cunha Mestra Bibliotecária Colaboradora

 

 PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

Aguardando

 

 

 

 

 

   ==============================================================================================

ANO III - 2022

RESUMO: Os serviços de informação disponibilizados em bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA. Será desenvolvido de maneira presencial na Coleção de periódicos da Biblioteca Setorial do CCA, tendo como público-alvo discentes da graduação e pós-graduação, docentes, e profissionais de diversas áreas, principalmente ciências humanas, sociais e agrárias. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é representação descritiva da coleção de periódicos, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops. Como resultados, espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado adquira competência em informações críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas sobre fontes de informação e o fomento do uso da biblioteca universitária como espaço democrático de acesso a informações e conhecimentos.

Palavras-chave: Periódicos Científicos. Fontes de Informação. Serviços de Informação. Competência Crítica em Informação. 

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA.

Específicos

  • Discutir com a equipe critérios de raridade para periódicos científicos;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
  • Colaborar para a uniformização e a parametrização da coleção de periódicos;
  • Contribuir para o processo de divulgação científica;
  • Promover a biblioteca universitária.

 

EQUIPE

 

# NOME GRAU DE INSTRUÇÃO OCUPAÇÃO FUNÇÃO
1 Edilson Targino de Melo Filho Doutor Bibliotecário Coordenador
2 Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira Mestra Bibliotecária Coordenadora Adjunta
3 Ana Karla Pereira Rodrigues Mestra Bibliotecária Colaboradora
4 Ana Livia Gomes de Sousa Médio Estudante Voluntária
5 Febrania Fernandes Vieira Braga Graduada Estudante Voluntária
6 Genoveva Batista do Nascimento Doutora Docente Colaboradora
7 João Vitor Andrade Magalhães Mestre Estudante Colaborador
8 Maria Luana da Silva Licenciada Estudante Voluntária
9 Marina Gabriela Silva Batista Médio Estudante Bolsista
10 Sheila Costa de Farias Doutora Docente Consultora
11 Viviane Lima da Cunha Mestra Bibliotecária Colaboradora

 

 PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

 COLEÇÕES DE PERIÓDICOS - BIBLIOTECA SETORIAL CCA/UFPB

 

 EPISÓDIOS DO PODLICA - 1 TEMPORADA

Clique na imagem e assista o podcast direto no Canal do YouTube da Biblioteca

            

         

  

 ==============================================================================================

ANO II - 2021

RESUMO: O universo acadêmico demanda competência, argumentação crítica e sobretudo regras de escrita em concordância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os serviços de informação disponibilizados em Bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento no ensino, na pesquisa e na extensão. Será desenvolvida de maneira totalmente virtual, utilizando os canais de comunicação da Biblioteca do CCA/UFPB, e tendo como público-alvo. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é estudo, divulgação e formação sobre normalização documentária, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops. Como resultados espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado possam sanar as dificuldades de planejar, desenvolver e normalizar trabalhos acadêmicos, bem como adquiram competência em informação críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas através da divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Metodologia do Trabalho Científico; pesquisa; fontes de informação; serviços de informação; competência crítica em informação.

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento no ensino, na pesquisa e na extensão.

Específicos

  • Discutir com a equipe o conceito de pesquisa científica;
  • Qualificar os bolsistas para uso eficiente das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientar quanto à ficha catalográfica e às Normas de Apresentação Tabular do IBGE;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
  • Colaborar para a uniformização e a padronização dos trabalhos acadêmicos através da normalização;
  • Contribuir para o processo de divulgação científica das ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a biblioteca universitária.

 

EQUIPE

 

# NOME GRAU DE INSTRUÇÃO OCUPAÇÃO FUNÇÃO
1 Edilson Targino de Melo Filho Doutor Bibliotecário Coordenador
2 Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira Mestra Bibliotecária Coordenadora Adjunta
3 Magnólia Felix de Araújo Especialista Bibliotecária Colaboradora
4 Sheila Costa de Farias Doutora Docente Consultora
5 Laelson Felipe da Silva Mestre Doutorando Colaborador
6 João Vitor Andrade Magalhães Graduado Mestrando Colaborador
7 Maria Luana da Silva Licenciada Estudante Bolsista
8 Ana Livia Gomes de Sousa Médio Estudante Voluntária

 

 PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

Ao longo do período de execução do projeto foram produzidos materiais voltados à Comunicação e Divulgação científica de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Agrárias. Estes produtos foram divulgados no perfil oficial da Biblioteca Setorial do CCA em uma série de post. Aqui estão reunidos por tema e conteúdo.

As ações foram distribuídas em sete áreas temáticas de acordo com áreas proposta pelo edital Proex Nº 03/2021 para organização dos projetos de extensão. Estas ações foram priorizadas tendo em vista a produção acadêmico-científica do CCA e como proposta difundir o conhecimento e a informação produzidos na Universidade.

1 Cultura 

2 Direitos Humanos e Justiça

3 Educação

4 Meio Ambiente

5 Saúde 

6 Tecnologia e Produção

7 Trabalho

 

 

 ============================================================================================== 

ANO I - 2020

RESUMO: A dificuldade de um aluno de ensino médio no tocante a elaboração de trabalhos acadêmicos é bem agravante e o problema se estende aos alunos universitários. O universo acadêmico demanda competência, argumentação crítica e sobretudo com regras de escrita, de acordo com as normas da ABNT. As técnicas normativas da ABNT possibilitam a padronização indicando um padrão de qualidade. Assim, esse projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos e escolares. Será desenvolvido nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba e também com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida. A metodologia de ensino de aula expositiva e dialogada. Como resultados espera-se que os alunos possam sanar as dificuldades de planejar, desenvolver e normalizar trabalhos acadêmicos e escolares.

Palavras-chave: Metodologia do Trabalho Científico. Pesquisa. Fontes de informações. ABNT. Competência Crítica em Informação.

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos e escolares.

Específicos

  • Discutir com a equipe o conceito de pesquisa científica;
  • Qualificar os bolsistas para uso eficiente das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientar quanto à ficha catalográfica e às Normas de Apresentação Tabular do IBGE;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser utilizado nas oficinas - slides e cartilha;
  • Desenvolver oficinas teórico-prática nas instituições de ensino, enfatizando a abordagem crítica da informação, sobre fontes de informação e normalização de trabalhos baseada nas Normas da ABNT;
  • Colaborar para a uniformização e a padronização dos trabalhos acadêmicos e escolares através da normalização; - promover a biblioteca universitária.

 

EQUIPE

# NOME GRAU DE INSTRUÇÃO OCUPAÇÃO FUNÇÃO
1 Edilson Targino de Melo Filho Doutor Bibliotecário Coordenador
2 Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira Mestra Bibliotecária Coordenadora Adjunta
3 Magnólia Felix de Araújo Bacharela Bibliotecária Colaboradora
4 Sheila Costa de Farias Doutora Docente Colaboradora
5 Welanio Guedes Matias de Lima Junior Bacharel Técnico Administrativo Colaborador
6 Laelson Felipe da Silva Mestre Estudante Colaborador
7 Maria Luana da Silva Licenciada Estudante Bolsista
8 Nathalia da Silva Tavares Médio Estudante Voluntária

  

PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

     Ao longo do período de execução do projeto foram desenvolvidos alguns projetos voltados à Normalização e Documentação. Estes produtos foram divulgados no perfil oficial da Biblioteca Setorial do CCA em uma série de post. Aqui estão reunidos por tema e conteúdo.

1 NBR 6023 - Referências

2 NBR 6027 - Sumário

3 NBR 6028 - Numeração Progressiva