Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem
ANO IV - 2023
RESUMO: Os serviços de informação disponibilizados em bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA. Será desenvolvido de maneira presencial na Coleção de periódicos da Biblioteca Setorial do CCA, tendo como público-alvo discentes da graduação e pós-graduação, docentes, e profissionais de diversas áreas, principalmente ciências humanas, sociais e agrárias. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é representação descritiva da coleção de periódicos, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops e a produção do PODLICA – podcast de divulgação científica. Como resultados, espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado adquira competência em informações críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas sobre fontes de informação e o fomento do uso da biblioteca universitária como espaço democrático de acesso a informações e conhecimentos.
Palavras-chave: Periódicos Científicos. Fontes de Informação. Serviços de Informação. Competência Crítica em Informação.
OBJETIVOS
Geral
Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA.
Específicos
- Discutir com a equipe critérios de raridade para periódicos científicos;
- Disseminar fontes de pesquisa e informação;
- Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
- Orientar o acesso à informação;
- Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
- Colaborar para a uniformização e a parametrização da coleção de periódicos;
- Contribuir para o processo de divulgação científica;
- Promover a biblioteca universitária.
EQUIPE
# | NOME | GRAU DE INSTRUÇÃO | OCUPAÇÃO | FUNÇÃO |
1 | Edilson Targino de Melo Filho | Doutor | Bibliotecário | Coordenador |
2 | Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira | Mestra | Bibliotecária | Coordenadora Adjunta |
3 | Ana Karla Pereira Rodrigues | Mestra | Bibliotecária | Colaboradora |
4 | Ana Livia Gomes de Sousa | Médio | Estudante | Voluntária |
5 | Febrania Fernandes Vieira Braga | Graduada | Estudante | Voluntária |
6 | Genoveva Batista do Nascimento | Doutora | Docente | Colaboradora |
7 | João Vitor Andrade Magalhães | Mestre | Estudante | Colaborador |
8 | Maria Luana da Silva | Licenciada | Estudante | Voluntária |
9 | Marina Gabriela Silva Batista | Médio | Estudante | Bolsista |
10 | Sheila Costa de Farias | Doutora | Docente | Consultora |
11 | Viviane Lima da Cunha | Mestra | Bibliotecária | Colaboradora |
PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO
Aguardando
==============================================================================================
ANO III - 2022
RESUMO: Os serviços de informação disponibilizados em bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA. Será desenvolvido de maneira presencial na Coleção de periódicos da Biblioteca Setorial do CCA, tendo como público-alvo discentes da graduação e pós-graduação, docentes, e profissionais de diversas áreas, principalmente ciências humanas, sociais e agrárias. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é representação descritiva da coleção de periódicos, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops. Como resultados, espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado adquira competência em informações críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas sobre fontes de informação e o fomento do uso da biblioteca universitária como espaço democrático de acesso a informações e conhecimentos.
Palavras-chave: Periódicos Científicos. Fontes de Informação. Serviços de Informação. Competência Crítica em Informação.
OBJETIVOS
Geral
Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA.
Específicos
- Discutir com a equipe critérios de raridade para periódicos científicos;
- Disseminar fontes de pesquisa e informação;
- Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
- Orientar o acesso à informação;
- Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
- Colaborar para a uniformização e a parametrização da coleção de periódicos;
- Contribuir para o processo de divulgação científica;
- Promover a biblioteca universitária.
EQUIPE
# | NOME | GRAU DE INSTRUÇÃO | OCUPAÇÃO | FUNÇÃO |
1 | Edilson Targino de Melo Filho | Doutor | Bibliotecário | Coordenador |
2 | Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira | Mestra | Bibliotecária | Coordenadora Adjunta |
3 | Ana Karla Pereira Rodrigues | Mestra | Bibliotecária | Colaboradora |
4 | Ana Livia Gomes de Sousa | Médio | Estudante | Voluntária |
5 | Febrania Fernandes Vieira Braga | Graduada | Estudante | Voluntária |
6 | Genoveva Batista do Nascimento | Doutora | Docente | Colaboradora |
7 | João Vitor Andrade Magalhães | Mestre | Estudante | Colaborador |
8 | Maria Luana da Silva | Licenciada | Estudante | Voluntária |
9 | Marina Gabriela Silva Batista | Médio | Estudante | Bolsista |
10 | Sheila Costa de Farias | Doutora | Docente | Consultora |
11 | Viviane Lima da Cunha | Mestra | Bibliotecária | Colaboradora |
PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO
COLEÇÕES DE PERIÓDICOS - BIBLIOTECA SETORIAL CCA/UFPB
EPISÓDIOS DO PODLICA - 1 TEMPORADA
==============================================================================================
ANO II - 2021
RESUMO: O universo acadêmico demanda competência, argumentação crítica e sobretudo regras de escrita em concordância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os serviços de informação disponibilizados em Bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento no ensino, na pesquisa e na extensão. Será desenvolvida de maneira totalmente virtual, utilizando os canais de comunicação da Biblioteca do CCA/UFPB, e tendo como público-alvo. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é estudo, divulgação e formação sobre normalização documentária, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops. Como resultados espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado possam sanar as dificuldades de planejar, desenvolver e normalizar trabalhos acadêmicos, bem como adquiram competência em informação críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas através da divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Metodologia do Trabalho Científico; pesquisa; fontes de informação; serviços de informação; competência crítica em informação.
OBJETIVOS
Geral
Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento no ensino, na pesquisa e na extensão.
Específicos
- Discutir com a equipe o conceito de pesquisa científica;
- Qualificar os bolsistas para uso eficiente das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientar quanto à ficha catalográfica e às Normas de Apresentação Tabular do IBGE;
- Disseminar fontes de pesquisa e informação;
- Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
- Orientar o acesso à informação;
- Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
- Colaborar para a uniformização e a padronização dos trabalhos acadêmicos através da normalização;
- Contribuir para o processo de divulgação científica das ações de ensino, pesquisa e extensão;
- Promover a biblioteca universitária.
EQUIPE
# | NOME | GRAU DE INSTRUÇÃO | OCUPAÇÃO | FUNÇÃO |
1 | Edilson Targino de Melo Filho | Doutor | Bibliotecário | Coordenador |
2 | Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira | Mestra | Bibliotecária | Coordenadora Adjunta |
3 | Magnólia Felix de Araújo | Especialista | Bibliotecária | Colaboradora |
4 | Sheila Costa de Farias | Doutora | Docente | Consultora |
5 | Laelson Felipe da Silva | Mestre | Doutorando | Colaborador |
6 | João Vitor Andrade Magalhães | Graduado | Mestrando | Colaborador |
7 | Maria Luana da Silva | Licenciada | Estudante | Bolsista |
8 | Ana Livia Gomes de Sousa | Médio | Estudante | Voluntária |
PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO
Ao longo do período de execução do projeto foram produzidos materiais voltados à Comunicação e Divulgação científica de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Agrárias. Estes produtos foram divulgados no perfil oficial da Biblioteca Setorial do CCA em uma série de post. Aqui estão reunidos por tema e conteúdo.
As ações foram distribuídas em sete áreas temáticas de acordo com áreas proposta pelo edital Proex Nº 03/2021 para organização dos projetos de extensão. Estas ações foram priorizadas tendo em vista a produção acadêmico-científica do CCA e como proposta difundir o conhecimento e a informação produzidos na Universidade.
1 Cultura
3 Educação
5 Saúde
7 Trabalho
==============================================================================================
ANO I - 2020
RESUMO: A dificuldade de um aluno de ensino médio no tocante a elaboração de trabalhos acadêmicos é bem agravante e o problema se estende aos alunos universitários. O universo acadêmico demanda competência, argumentação crítica e sobretudo com regras de escrita, de acordo com as normas da ABNT. As técnicas normativas da ABNT possibilitam a padronização indicando um padrão de qualidade. Assim, esse projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos e escolares. Será desenvolvido nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba e também com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida. A metodologia de ensino de aula expositiva e dialogada. Como resultados espera-se que os alunos possam sanar as dificuldades de planejar, desenvolver e normalizar trabalhos acadêmicos e escolares.
Palavras-chave: Metodologia do Trabalho Científico. Pesquisa. Fontes de informações. ABNT. Competência Crítica em Informação.
OBJETIVOS
Geral
Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos e escolares.
Específicos
- Discutir com a equipe o conceito de pesquisa científica;
- Qualificar os bolsistas para uso eficiente das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientar quanto à ficha catalográfica e às Normas de Apresentação Tabular do IBGE;
- Disseminar fontes de pesquisa e informação;
- Orientar o acesso à informação;
- Produzir material a ser utilizado nas oficinas - slides e cartilha;
- Desenvolver oficinas teórico-prática nas instituições de ensino, enfatizando a abordagem crítica da informação, sobre fontes de informação e normalização de trabalhos baseada nas Normas da ABNT;
- Colaborar para a uniformização e a padronização dos trabalhos acadêmicos e escolares através da normalização; - promover a biblioteca universitária.
EQUIPE
# | NOME | GRAU DE INSTRUÇÃO | OCUPAÇÃO | FUNÇÃO |
1 | Edilson Targino de Melo Filho | Doutor | Bibliotecário | Coordenador |
2 | Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira | Mestra | Bibliotecária | Coordenadora Adjunta |
3 | Magnólia Felix de Araújo | Bacharela | Bibliotecária | Colaboradora |
4 | Sheila Costa de Farias | Doutora | Docente | Colaboradora |
5 | Welanio Guedes Matias de Lima Junior | Bacharel | Técnico Administrativo | Colaborador |
6 | Laelson Felipe da Silva | Mestre | Estudante | Colaborador |
7 | Maria Luana da Silva | Licenciada | Estudante | Bolsista |
8 | Nathalia da Silva Tavares | Médio | Estudante | Voluntária |
PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO
Ao longo do período de execução do projeto foram desenvolvidos alguns projetos voltados à Normalização e Documentação. Estes produtos foram divulgados no perfil oficial da Biblioteca Setorial do CCA em uma série de post. Aqui estão reunidos por tema e conteúdo.
3 NBR 6028 - Numeração Progressiva