Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > A Biblioteca > Histórias de Areia > Teatro Minerva
conteúdo

Teatro Minerva

por Biblioteca publicado 04/09/2020 18h24, última modificação 04/09/2020 18h24

O Teatro Minerva foi o primeiro teatro do Estado da Paraíba. Inaugurado em 1859, ele possui uma acústica de excelente qualidade. O “Teatro Recreio Dramático”, seu primeiro nome, foi palco do triângulo cultural da Paraíba, artístico brasileiro e internacional, onde as operetas e companhias de teatro que vinham ao Brasil da Europa, desfilavam suas peças ao longo da capital do império, faziam Recife e também Areia.

Ele já foi usado como cinema, teatro e atualmente, após a sua reforma, serve de espaço para apresentação de peças e ambiente de apoio para o núcleo cultural dos grupos de danças folclóricas, entre outras participações culturais.

Seu nome, Teatro Minerva, é uma homenagem a deusa das artes e sabedoria “Minerva”, foi concebido pelo conterrâneo Horácio de Almeida, no início do século XX, quando na gestão do prefeito Otacílio de Albuquerque foram feitos alguns melhoramentos no prédio.

Seu designer abrange traços simples, mas com construção única ao estilo clássico. A fachada é desenhada com a presença de três portas e mais acima duas janelas. Seu frontão, que é um conjunto arquitetônico em formato triangular decorando normalmente o topo da fachada principal de um edifício, ostenta no tímpano, um ornato em relevo e mais acima decorações elegantes e logo ao centro está localizado a estatueta da deusa Minerva.

No seu interior, observa-se um pequeno hall que permite a passagem para a sala de espetáculos. Seu piso inclinado em tijoletas, com uma passadeira no centro, possibilita a visão majestosa do público ao palco. No centro do teatro, encontramos um lustre de ferro com seis braços, dando ao ambiente um ar sofisticado.

No seu palco existe um fundo falso, onde, em sua inauguração, durante as apresentações uma pessoa entrava e mostrava o que os personagens iam falar. No palco desse querido teatro já se apresentaram Ana Botafogo, bailarina que denominou nosso Teatro como uma linda caixa de boneca, José Wilker, Elizabeth Savalla, Marcelo Antunes e muitos outros nomes que vieram abrilhantar seus eventos festivos e culturais.

 

REFERÊNCIAS

INAUGURADO.... TEATRO MINERVA. Viva o museu, 2011. Disponível em: https://vivaomuseu.webnode.com.br/teatro-minerva/ . Acesso em: 28 ago. 2020.

O TEATRO. TEATRO MINERVA. Paraíba criativa, 2 dez. 2015. Disponível em: https://www.paraibacriativa.com.br/artista/teatro-minerva/ . Acesso em: 28 ago. 2020.

SILVA, J. N. Ações e perspectivas da cultura popular na cidade de Areia/Pb. Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres, 15 jul. 2020. Disponível em: http://www.cca.ufpb.br/bscca/contents/noticias/acoes-e-perspectivas-da-cultura-popular-nacidade-de-areia-pb . Acesso em: 28 ago. 2020.

 

Texto:
Jhonanta do Nascimento Silva
Extensionista PROBEX