Mata do Pau-ferro
O Parque Estadual Mata do Pau-Ferro é um patrimônio ecológico paraibano, localizado no município de Areia, ocupando cerca de 600 hectares do Sítio Vaca Brava. Apresenta características climáticas tipicamente do brejo paraibano, com temperatura média de 22ºC e umidade relativa em torno de 85%. Possui grande biodiversidade vegetal e animal, visto que é um resquício da mata atlântica no Nordeste. A sua hidrografia é representada principalmente pela represa de Vaca Brava, reservatório que abastece alguns municípios da Microrregião do brejo paraibano.
Como já citado, a mata do Pau-Ferro era pertencente a mata atlântica, mas devido à crescente influência antrópica, a área foi constantemente desmatada e ocupada para atividades agrícolas para produção de cana-deaçúcar. Apenas em 1937 a área foi adquirida pelo Estado da Paraíba, desapropriando dos engenhos. Em 1992, através do decreto 14.842, a área passa ser considerada como reserva ecológica e administrada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), com o objetivo de:
a) Preservar a Diversidade Biológica dos Ecossistemas no estado de evolução livre, com um mínimo de interferência direta ou indireta do homem;
b) Incentivar a obtenção de conhecimentos, mediante pesquisas e estudos de caráter biológico ou ecológico;
c) Proteger espécies raras, endêmicas, vulneráveis ou em perigo de extinção;
d) Preservar os recursos da biota*;
e) Contribuir para o monitoramento ambiental, fornecendo parâmetros relativos a uma área pouco ou nada afetada por ações antrópicas;
f) Proteger a bacia e os recursos hídricos da área;
g) Promover a educação ambiental da comunidade local, a fim de compatibilizar o manejo com as finalidades da Reserva (Paraíba, 1992).
Através do decreto nº 26.098, de 4 de agosto de 2005, o governo da Paraíba categorizou a reserva ecológica como parque estadual. A mata do Pau-Ferro representa 1% da floresta dos brejos de altitude e apresenta uma grande biodiversidade, sendo reconhecida por instituições nacionais e internacionais como uma área de conservação de espécies ameaçadas, por apresentar espécies endêmicas, como a BirdLife International e a SAVE Brasil., instituições focadas da preservação de aves. Também é uma área de conservação de afluentes da bacia do Rio Mamanguape, a represa Vaca Brava.
Apresenta também importâncias econômicas para a comunidade Chã de Jardim, que conseguem remuneração desenvolvendo atividades de turismo rural no parque para os visitantes. Também é usada como fonte de pesquisa de trabalhos científicos e atividades educativas.
* São todas as espécies de plantas e animais existentes dentro de uma determinada área.
REFERÊNCIAS