Hotel Bruxaxá
Localizado na cidade de Areia, o Hotel Bruxaxá foi construído nos anos 80. Por muitos anos foi frequentado por turistas que buscavam o clima ameno do brejo paraibano tornando-se assim, um ícone da cidade.
Construído em uma área de aproximadamente 3.35 hectares, o edifício de mais de 3.000 m² encontra-se hoje abandonado. Por falta de políticas voltadas para o turismo, seu funcionamento tornou-se inviável. Algumas tentativas de reabertura já foram feitas por uma empresa estatal e em meados dos anos 2010, até mesmo o Governo da Paraíba já tentou em parceria com o Governo Federal ceder o prédio para a implantação do Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba, porém, tal medida não prosperou.
O nome Bruxaxá remonta à antiga designação da cidade de Areia, Sertão de Bruxaxá. De acordo com Moraes (2008, p. 30) “a cidade de Areia, cujo sítio de implantação era conhecido em seus primórdio como Sertão de Bruxaxá, foi ocupada a partir do século XVII pelos colonizadores”. Ainda segundo Moraes (2008, p. 21), a origem do nome remonta à fixação temporária de um grupo indígena de nome Bruxaxá na área onde hoje se localiza a cidade de Areia “por viverem no interior da Capitania, os índios Bruxaxá, da família linguística Cariri, tiveram pouco contato com os europeus durante o primeiro século de exploração”.
De acordo com o site Turismo em Foco, o Hotel Fazenda Bruxaxá dispunha de 34 quartos, lavanderia, orquidário e dois salões de convenções, um com 80 e o outro com 130 lugares, o que nos permite imaginar o que representava este hotel para a economia da cidade quando estava em pleno funcionamento, bem como a quantidade de histórias, memórias e de personagens que já percorreram suas dependências. Hoje, em total abandono, ele está ocupado por algumas famílias, dentre elas a de seu José, que trabalhava no hotel como jardineiro, e que certamente carrega na memória muitas histórias do local.
REFERÊNCIAS