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ORIENTAÇÕES DO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE AOS DOCENTES ACERCA DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS
Tendo em vista as últimas deliberações da UFPB visando à prevenção da disseminação da pandemia do Coronavírus (covid-19) na Paraíba, o Comitê de Inclusão e Acessibilidade torna público algumas orientações aos docentes a respeito da finalização das atividades dos alunos apoiados neste semestre.
Considerando que:
1) Haverá uma substituição das aulas presenciais por aulas não presenciais para conclusão do período letivo de 2019.2;
2) Temos muitos alunos com deficiências matriculados na universidade que apresentam grande dificuldade de acesso ao SIGAA (a exemplo dos alunos cegos);
3) A própria plataforma do SIGAA não apresenta recursos de acessibilidade compatíveis com os diversos tipos de deficiência dos nossos alunos apoiados;
4) É direito do aluno ter acesso à informação e material pedagógico de forma mais acessível de acordo com sua deficiência, como estabelece o Art. 269 da Resolução do Consepe nº 16/2015 que diz:
Com relação ao ensino de graduação, são assegurados aos estudantes com necessidades especiais os seguintes direitos:
I – atendimento educacional condizente com suas deficiências;
II – mediadores para a compreensão da escrita e da fala nas atividades acadêmicas;
III – adaptação do material pedagógico e dos equipamentos;
IV – metodologia de ensino adaptada [.]
O Comitê de Inclusão e Acessibilidade resolve orientar os docentes de alunos apoiados, com dificuldades de acessibilidade ao SIGAA, que:
- Utilizem outro meio de envio/entrega das atividades avaliativas, tais como o email, por exemplo ou que autorizem o envio/entrega por parte do seu apoiador, em casos mais extremos;
- Aceitem o envio/entrega de arquivos em formato de áudio (por exemplo, fichamento ou resumo de um texto, etc.).
Para maiores informações, reforçamos que nosso atendimento está acontecendo exclusivamente por e-mail ou telefone. Agradecemos a compreensão.
A COORDENAÇÃO.