Notícias
Segurança no CCA: informações e ações
No dia 18 de abril, três alunas do CCA foram vítimas de assalto ao retornarem das aulas do Pavilhão de Aulas “José Correia de Vasconcelos” (Prédio da Mata). Na ocasião, dois meliantes armados chegaram em uma moto, anunciaram o assalto, levaram os aparelhos celulares das estudantes e, na saída, efetuaram-se dois disparos para o alto. Mesmo com a ação do Setor de Vigilância do CCA e da Polícia Militar, os assaltantes fugiram.
O Centro de Ciências Agrárias teve o número de vigilantes (efetivos e terceirizados) reduzido consideravelmente nos últimos anos. Dos 35 vigilantes do quadro efetivo, por aposentadoria ou falecimento, só contamos hoje com nove vigilantes, dois quais três prestam serviço na Estação Experimental de São João do Cariri.
Na curva do acesso ao Prédio da Mata, local onde ocorreu o assalto acima mencionado, há uma guarita sem funcionamento. Tal ponto de vigilância fora construído ainda na gestão dos Professores Djail Santos e Alexandre Alves, gestão anterior, atendendo orientação da Reitoria que iria aumentar o contingente de vigilantes terceirizados para possibilitar o funcionamento do setor. Infelizmente, mesmo com a construção da guarita e reiteradas solicitações para contratação de novos seguranças, o quadro de vigilantes terceirizados sofreu redução, o que nos levou a não colocar o referido posto em funcionamento mas, também, desativar um dos postos de segurança já existentes.
A Diretoria do CCA, preocupada com esta situação e outros casos de assaltos ocorridos nas proximidades do Campus, marcou reunião com o Chefe do Setor de Segurança do CCA, Sr. Marinaldo dos Santos, o Assessor Administrativo, Edilson Diniz e com o Tenente Correia e Sargento Atanázio, ambos da Polícia Militar. Nesta reunião, a pauta foi traçar estratégias para coibir a ação de meliantes dentro e nas imediações do CCA. Os representantes da Polícia fizeram sugestões e se comprometeram em intensificar as rondas em setores estratégico do Campus.
A Direção do CCA, através da Assessoria Administrativa, acrescentou mais pontos de lâmpadas Led no setor onde ocorrera o fato, melhorando bastante a iluminação. Agendou para a tarde de hoje, 24/04, a vinda de um técnico da cidade de Bananeiras, o qual realizará orçamento para a instalação das câmeras de vigilância que já foram adquiridas.
Diante de tais fatos, os professores Manoel Bandeira e Ricardo Guerra, Diretor e Vice Diretor do CCA, respectivamente, apresentaram nova solicitação à Reitoria para que o número de vigilantes seja ampliado e irão tentar agendar uma reunião entre a Reitoria, a Direção do CCA e as representações estudantis do nosso Campus.