Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto do CCA/UFPB transforma estudantes areienses em guardiões do solo

Projeto do CCA/UFPB transforma estudantes areienses em guardiões do solo

Projeto de extensão do Centro de Ciências Agrárias - CCA/UFPB tem como responsáveis o Prof. Bruno de Oliveira Dias, a Prof. Vânia da Silva Fraga e Roseilton Fernandes e tem como seu objetivo o ensino de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Areia, no Brejo Paraibano, tendo como foco a preservação do solo e sua importância.
publicado: 18/09/2019 07h58, última modificação: 18/09/2019 08h00

Já em sua 5° edição, a iniciativa tem o objetivo de mostrar a importância da conservação, já que a terra é a base para agricultura, água e sustentabilidade do planeta. Além disso, tem o intuito de torna-los mediadores do assunto em seus círculos sociais.

“Os conhecimentos gerados pela ciência do solo são publicados com linguagem, às vezes, inacessível para a maioria da sociedade. Em função disso, rede de professores e pesquisadores da área sentiu a necessidade divulgar estas informações com uma linguagem mais clara. Atendemos duas escolas por ano”, conta Bruno Dias, que coordena o projeto.

Para isso, são desenvolvidas atividades como contação de histórias com livros e gibis voltados para a temática; trabalhos com argila; oficinas para produção geotintas, à base de terra; hortas, palestras e rodas de conversa. “Temos dinâmicas adequadas para cada idade e série”, explica o docente.

Toda produção se transforma, ao final de cada ano, em um minilaboratório ou museu. A ideia agora é ampliar o projeto, por meio de parcerias com secretarias de educação da região. “A repercussão dessas atividades é muito grande. Temos filas de escola que gostariam de participar. Queremos treinar os professores dessas escolas”.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 07.51.32.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-18 at 07.51.26.jpeg