Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PGAGRO lança Programa de Treinamento de Pilotos de ARP (drones)
conteúdo

Notícias

PGAGRO lança Programa de Treinamento de Pilotos de ARP (drones)

por Ivandro Candido publicado: 17/05/2024 10h33, última modificação: 17/05/2024 10h33

Os avanços tecnológicos e a busca pela agricultura de precisão são fundamentais para auxiliar os produtores na tomada de decisões cada vez mais assertivas e precisas. As tecnologias de precisão ampliam as perspectivas de uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), os drones, na agricultura. Visando a modernização e inserção dentro das tecnologias modernas na agricultura, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) lançou recentemente um programa de treinamento de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). O treinamento foi criado para oferecer instrução teórica e prática, e conta com a parceria das empresas Geosuperfície e Tecnocampo. Já ocorreram duas ofertas deste curso, a primeira em novembro de 2023 e a segunda entre os dias 27 e 28 de abril de 2024, com público-alvo interno (discentes de graduação e pós-graduação) e externo (pesquisadores, técnicos e estudantes de outras instituições).

No treinamento, foram abordados os seguintes conteúdos: Utilidades e componentes dos drones; Plano de voo; Imageamento RGB/Multiespectral; Noções sobre processamento de imagens e Drones pulverizadores. O treinamento contou com a participação especial do servidor docente Renan Aversari Câmara, vinculado ao Departamento de Solos e Engenharia Rural (DSER), que apresentou um drone construído no Laboratório de Instrumentação Agrícola do DSER/CCA/UFPB. O curso também teve a participação dos instrutores Eduardo da Rocha Bernardo (estudante de graduação em Agronomia); Alexandre Ferreira do Nascimento (egresso da graduação em Agronomia e mestrando na UFRPE); Allef de Souza Silva (mestrando do PPGAgro); Jacob Soares Pereira Neto (estudante de graduação em Agronomia e empresário - Geosuperfície); José Genuíno da Nóbrega (empresário – Tecnocampo) e José Bruno Malaquias (docente e vice-coordenador do PPGAgro).

O Professor José Bruno expressa grande satisfação em ver a empolgação do público-alvo desta iniciativa, inclusive com perspectivas de estender extramuros do CCA. Esse treinamento promete ser um dos maiores programas de treinamento em RPA como iniciativa de um programa de pós-graduação em Agronomia na América Latina. A demanda é cada vez mais crescente e, em tempos de Agricultura 5.0, a Paraíba encontra-se cada vez mais ansiosa para formar recursos humanos nessa “pegada tecnológica e sustentável”, ressalta José Bruno. Apesar de o Laboratório de Entomologia do CCA/UFPB contar, atualmente, com drones para imageamento, o Professor José Bruno enfatiza que a parceria com as empresas Geosuperfície e Tecnocampo tem sido essencial e um diferencial para ofertar esses treinamentos de forma exitosa.

A Coordenadora do PPGAgro, Profa. Luciana Cordeiro do Nascimento, parabeniza o Prof. José Bruno Malaquias pela iniciativa do treinamento e corrobora com o entusiasmo da equipe para transformar a UFPB e a Pós-Graduação em Agronomia em modelo pioneiro nas instituições de ensino no Brasil, para a formação e capacitação de Pilotos de ARP.

Fotos e informações: Prof. José Bruno Malaquias