Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora do CCA representa a América Latina em evento realizado na Alemanha
conteúdo

Notícias

Pesquisadora do CCA representa a América Latina em evento realizado na Alemanha

por Ivandro Candido publicado: 15/08/2022 16h20, última modificação: 15/08/2022 16h34

Luciana 6.jpg

A Profa. Dra. Luciana Gomes Barbosa, Presidente da Associação Brasileira de Limnologia e Lider da Rede Latino Americana e Caribenha de Limnologia, participou no período de 07 a 10 de agosto deste ano, do evento comemorativo aos 100 anos de fundação da Sociedade Internacional de Limnologia (SIL)” e do 36º Congresso da Sociedade Internacional de Limnologia, realizados em Berlim, Alemanha, com tema “Os próximos 100 anos – Detecção e Salvaguarda das Águas Interiores”.

A Docente, lotada no Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agrárias (DFCA/CCA), é coordenadora da Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas e do grupo de Trabalho da Sociedade Internacional de Limnologia (SIL) "Limnologia de Terras Secas".  No supracitado evento, Luciana Gomes coordenou a Sessão especial "Ecology and conservation of temporary ecosystems" juntamente com a Rachel Stubington (Reino Unido). Participou, ainda, da reunião do Comitê Internacional da Sociedade Internacional de Limnologia (SIL), onde defendeu os interesses do Brasil, da América Latina e Caribe.

Durante o evento, a SIL analisou propostas de comissões organizadoras para definir o país sede do 37º Congresso Internacional. As últimas nove reuniões da SIL foram espalhadas pelo mundo na Ásia, Europa, Austrália, África e Canadá. A proposta defendida pela profa. Luciana Gomes foi aprovada e, portanto, o congresso será realizado no Brasil em 2024.

Em uma rede social, Prof. Luciana escreveu sobre sua satisfação em o Brasil sediar o evento: “Congresso da Sociedade Internacional de Limnologia chegando no Brasil em 2024! Hoje anunciei oficialmente no encerramento do 100 Congresso da Sociedade Internacional de Limnologia, em Berlim! Emocionante apresentar o congresso que após 27 anos retorna ao Brasil pelas mãos da Associação Brasileira de Limnologia e pela Rede Latino Americana e Caribenha de Limnologia!”