Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O Centro de Ciências Agrárias instala coleção de bambus para futuras pesquisas
conteúdo

Notícias

O Centro de Ciências Agrárias instala coleção de bambus para futuras pesquisas

por Ivandro Candido publicado: 01/08/2019 22h43, última modificação: 01/08/2019 22h53

 20190718_112618.jpg

 (Fonte e fotos: Prof. Leonaldo Alves de Andrade)   

  Num mundo onde os problemas ambientais constituem o maior desafio da humanidade, urge priorizar soluções simples que possam suprir nossas necessidades, sem comprometer o meio biofísico e a funcionalidade dos ecossistemas. Nesta perspectiva, o CCA-UFPB dá um passo importante para contribuir com este propósito, a partir da instalação de uma Coleção de Bambus, para fins de estudos e pesquisas que deverão priorizar o uso dessas espécies na produção de bens e serviços ambientalmente sustentáveis.

        É largo o espectro de usos do bambu, indo desde a geração de bioeletricidade, à construção civil, à produção de fibras, resinas especiais, objetos de decoração, artesanato e, mais recentemente, tem-se estudado o uso do bambu como matéria prima para substituir o plástico, principalmente no que tange à fabricação de material descartável.

       A iniciativa da instalação da Coleção de Bambus no CCA partiu do Professor e Pesquisador Leonaldo Alves de Andrade que, há mais de 20 anos está à frente do Módulo de Silvicultura do CCA, onde mantém e administra o viveiro florestal que é um dos mais ativos e produtivos da Região Nordeste. Professor Leonaldo desenvolveu uma técnica acessível de produção de mudas de Bambu Gigante (Dendrocalamus asper (Schult f.) Backer ex Heyne) e com isto tem conseguido multiplicar a referida espécie em Areia, tendo já distribuído mudas para toda a região e para outros estados do Brasil. A iniciativa chamou a atenção de outros pesquisadores, dentre estes a professora Germana Costa Rocha, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, que vem utilizando o bambu em projetos de arquitetura e deseja ver instalado o cultivo dessa cultura na região como forma de conseguir matéria prima para os mais variados usos, o que atualmente inexiste.

           A partir dessas inciativas, o Professor Leonaldo realizou uma visita técnica, no período de 16 a 21 de julho de 2019, ao Estado de São Paulo, onde foi recebido pelo Pesquisador Moisés Medeiros Pinto, líder da Rede Paulista do Bambu – REBASP e membro do Conselho Consultivo da Rede Brasileira do Bambu – RBB que, juntamente com o pesquisador Italiano, Tito Schiva, tiveram a oportunidade de visitar e conhecer diversas coleções e plantios comercias de bambu, a exemplo daqueles pertencentes ao Grupo Suzano de Papel e Celulose, no Município de Pardinho-SP; da coleção do Instituto Agronômico de Campinas em Tatuí-SP e da coleção de bambus do Jardim Botânico de Sorocaba-SP.

     Desta troca de experiências resultou na decisão de instalar uma coleção de bambus no CCA-UFPB, em área do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais onde serão plantadas mudas das espécies que estão sendo trazidas de São Paulo, para avaliação de desempenho em campo, aqui no Brejo Paraibano.  A partir de Doações feitas pelo pesquisador Moises Medeiros, Professor Leonaldo já conseguiu trazer mudas de 18 espécies de bambu e outras estão sendo providenciadas para plantio nos próximos meses.

       O Brejo Paraibano tem potencial para essa cultura, haja vista que, mesmo sem plantios comerciais, várias espécies de bambu já ocorrem na região e têm se revelado bastante produtivas, sendo usadas empiricamente pela população para diversos fins.

       O bambu poderá se tornar uma alternativa econômica muito importante para vastas áreas do Estado da Paraíba e com isto oferecer aos produtores rurais mais uma opção de renda, sobretudo em áreas hoje degradadas ou sem uso para a produção de alimentos. Considere-se ainda o potencial de mercado dessa cultura, sobretudo no que tange à construção civil, à arquitetura e ao desenvolvimento de produtos biodegradáveis, em substituição ao plástico. 

20190717_161549.jpg

20190718_105642.jpg

20190718_110444.jpg