Notícias
Núcleo de Incubação Tecnológica do Centro de Ciências Agrárias inicia suas atividades com projeto da empresa MultiBamboo
Credenciado na última terça-feira (10) no Programa de Incubação Empresarial de Base Tecnológica da INOVA-UFPB, o Núcleo de Incubação Tecnológica do Centro de Ciências Agrárias inicia suas atividades com o processo de incubação do empreendimento formalizado documentalmente sob nome fantasia MULTIBAMBOO.
Este projeto foi aprovado através do Edital nº 10/2019 - Chamada Pública do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Programa Centelha (PB), a partir de uma proposta intitulada “Manejo e processamento de bambu na geração de emprego e renda”, que será financiado com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT/FINEP e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ.
Segundo Fernando Rush, empreendedor da MultiBamboo, “o uso de bambu é amplamente consolidado de forma sustentável, em diversos países através de inúmeros produtos, contudo no Brasil, seu potencial ainda é pouco explorado”. Desta maneira, o empreendimento proposto possui como objetivo a produção de materiais destinados ao uso na construção civil (hastes estruturais, revestimento de paredes, forros, divisórias, cercas, entre outros) e objetos para uso em ambiente interno e externo (diferentes tipos de móveis, biombos, vasos, luminárias, brinquedos, utensílios para banheiro, sala e cozinha, etc.). Estes materiais e produtos serão desenvolvidos utilizando-se equipamentos de marcenaria, considerando as especificidades do respectivo material, ponto de amplo conhecimento da equipe proponente.
A execução do projeto será de até 12 (doze) meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Outorga. O empreendimento será instalado no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em espaço físico disponibilizado para a instalação que permitirá fácil acesso e todas as condições necessárias para a trabalhabilidade com bambus.
Fernando Rush ainda destacou que “o processo de incubação deste empreendimento inovador pela Agência da UFPB de Inovação Tecnológica – INOVA-UFPB, no CCA da UFPB, pode contribuir na geração de avanços científicos, emprego e renda no município de Areia-PB, além de ser o passo inicial para utilização de um recurso vegetal inexplorado e com diversos usos potenciais, para criação de uma nova cadeia produtiva no estado da Paraíba. Destaco ainda, que a incubação deste empreendimento inovador pela INOVA-UFPB demonstra o empenho institucional na Inovação Tecnológica com sustentabilidade no Estado da Paraíba”.
ASCOM CCA, com informações de Fernando Rush