Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > MAIS CIÊNCIA NA ESCOLA: UFPB E CCA FORTALECEM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA PARAÍBA COM APOIO DO MCTI
conteúdo

Notícias

MAIS CIÊNCIA NA ESCOLA: UFPB E CCA FORTALECEM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA PARAÍBA COM APOIO DO MCTI

por Ivandro Candido publicado: 21/03/2025 10h12, última modificação: 21/03/2025 10h18

Foi lançado oficialmente no dia 20 de março o programa Mais Ciência na Escola – Paraíba, uma iniciativa de abrangência nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa, lançado em 2024, vai investir R$ 200 milhões na implantação de dois mil laboratórios maker em todo o país, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Na Paraíba, o projeto é uma ação conjunta do MCTI com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), visando fortalecer a ciência e o extensionismo nas escolas, desenvolvendo habilidades em pesquisa, tecnologia e cidadania digital. O Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB) desempenha um papel central no projeto, sob a coordenação do professor Abraão Ribeiro, em parceria com os professores Lauro Xavier (CCHSA/UFPB) e Kassandra Mendes (IFPB/Picuí). O CCA será um dos pilares para a expansão das ações de tecnologia e inovação no estado, com foco na formação de estudantes e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o setor agrícola.

O evento de lançamento, sediado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contou com a presença ilustre da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Paraíba, Cláudio Duarte, da Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, do Reitor da UFCG, Camilo Farias, além de integrantes do MCTI, como Inácio Arruda e Juana Nunes, entre outras autoridades.

A iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes do universo científico, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico desde cedo. Inicialmente, o projeto beneficiará dezessete cidades da Paraíba, trazendo novas oportunidades para a educação local e promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.

Após a cerimônia, os Diretores de Centro Bruno Dias e Felipe Nael entregaram à Ministra uma minuta de projetos que visam a expansão das ações de tecnologia e inovação no CCA, em parceria com o MCTI. Esses projetos reforçam o compromisso da UFPB em ser uma instituição de referência no desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente no âmbito das ciências agrárias.

Parabéns à equipe de coordenadores, monitores, professores tutores e alunos bolsistas envolvidos no projeto por promoverem a ciência e a educação em nossa região. Este é um passo importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e preparada para os desafios futuros.

* Com informações do Prof. Abraão Ribeiro

WhatsApp Image 2025-03-21 at 07.08.08 (3).jpegWhatsApp Image 2025-03-21 at 06.24.10.jpegWhatsApp Image 2025-03-21 at 07.08.08 (4).jpegWhatsApp Image 2025-03-21 at 06.24.10 (1).jpeg