Notícias
IV Dia de Campo sobre Cana-de-Açúcar foi realizado na Chã do Jardim/CCA-UFPB
Na última sexta-feira (19), o Grupo de Estudos Sucroenergético (GESUCRO), com o apoio do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Areia, realizou o IV Dia de Campo sobre Cana-de-Açúcar.
O evento aconteceu na Fazenda Experimental Chã do Jardim/CCA-UFPB, na cidade de Areia-PB e contou com a presença de agricultores, produtores rurais, empresários e alunos do Campus II, estimando-se 300 pessoas.
Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e o espaço estava organizado com vários stands das empresas que patrocinaram o evento e também as que apresentavam produtos e tecnologias ligados ao setor agrícola e canavieiro.
O Professor Ricardo Romão Guerra, Vice Diretor do CCA, deu início à solenidade de abertura ressaltando a importância da realização de eventos ligados à cultura da cana-de-açúcar, tão significativa para a economia da nossa região, bem como levar aos produtores os conhecimentos que resultam de pesquisas feitas pelo CCA e instituições parceiras. Na sequência, fizeram uso da palavra o Prof. Fábio Mielezrky (Coordenador do Evento), Antônio Fernando da Silva (Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Areia-PB) e Mayara Alves (Graduanda em Agronomia e Presidente do GESUCRO.
Na Programação foram ministradas diversas palestras relacionadas a temas da cultura canavieira, tais como: Cenário atual do Setor Sucroenergético no Nordeste; Biotecnologia e variedades CTC para o Nordeste; Como preparar o canavial para o estresse hídrico; Variedades e clones promissores para o estado da Paraíba; Principais doenças da cana-de-açúcar na região Nordeste; Fixação biológica de nitrogênio na cana-de-açúcar; Fertilidade do solo e nutrição de plantas e estratégias para aumentar a produtividade.
Ao final, foram apresentados os resultados promissores das mais recentes pesquisas realizadas no Brejo Paraibano, envolvendo estudos sobre manejo produtivo da cana-de-açúcar.