Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II PATOCON: Avanços na Patologia Veterinária para a Conservação da Fauna

II PATOCON: Avanços na Patologia Veterinária para a Conservação da Fauna

por Ivandro Candido publicado: 13/06/2024 10h47, última modificação: 13/06/2024 10h47

O II Simpósio Internacional sobre Patologia Veterinária para Conservação de Fauna, o PATOCON, foi uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn) e do Grupo de Pesquisa em Medicina da Conservação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O II PATOCON contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Associação Brasileira de Patologistas Veterinários (ABPV), da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS) e do Centro Universitário UNIESP.

O evento ocorreu entre os dias 5 e 8 de junho de 2024, em João Pessoa, reunindo cientistas, patologistas, técnicos e estudantes focados na área de patologia de animais silvestres e de zoológico. O objetivo foi promover um fórum de discussão sobre diagnóstico de doenças em animais de vida livre e cativeiro, visando a formação de recursos humanos e a firmar parcerias nacionais e internacionais.

O PATOCON forneceu uma plataforma interdisciplinar para a apresentação e discussão de inovações, tendências e preocupações mais recentes, além dos desafios práticos encontrados e estratégias adotadas nos campos da conservação in situ e ex situ. O evento foi desenhado para oferecer um ambiente imersivo que permitiu o máximo aproveitamento ao longo de seus quatro dias.

Nos dois primeiros dias, ocorreu a "Zoo & Wildlife Pathology Masterclass" conduzida pela Dra. Nicole Nemeth (University of Georgia) e pelo Dr. Carlos Rodriguez (Disney’s Animal Kingdom). Nos dois dias seguintes, nove palestrantes brasileiros de diversas instituições do país, incluindo a UFPB, expuseram os resultados mais atualizados de suas pesquisas envolvendo a patologia veterinária como ferramenta para a conservação. Também foram apresentados 70 pôsteres e realizadas 14 apresentações orais.

O evento buscou se distanciar de superficialidades e promover uma troca robusta de experiências e capacitação de alto nível. Além disso, houve a apresentação de trabalhos por parte de estudantes e profissionais da área, com o intuito de fomentar discussões entre patologistas iniciantes e aqueles com vasta qualificação na área.

Com o PATOCON, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal fomentou a internacionalização, a capacitação profissional e a difusão de conhecimento de alto nível na região Nordeste, contribuindo para o seu fortalecimento e do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Diversos estudantes do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do CCA-UFPB participaram da comissão organizadora do II PATOCON e conduziram o evento de maneira magistral.

WhatsApp Image 2024-06-12 at 14.23.50 (4).jpegWhatsApp Image 2024-06-12 at 14.23.50.jpegWhatsApp Image 2024-06-13 at 10.24.30.jpeg