Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex-aluno do CCA é um dos mais jovens doutores do país
conteúdo

Notícias

Ex-aluno do CCA é um dos mais jovens doutores do país

por Ivandro Candido publicado: 13/04/2021 11h21, última modificação: 13/04/2021 11h26

 Lucas perf.jpg

 

De acordo com levantamento da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Sigaa, Lucas Carvalho é o mais jovem discente a concluir um doutorado pela Instituição. Tendo defendido sua Tese no Centro de Biotecnologia, dia 31 de março de 2021, aos 24 anos de idade, é um dos mais jovens doutores do país. 

 

Conheça a história do médico veterinário Lucas Carvalho

 

Filho de Verônica Ribeiro e de Elias Carvalho, Lucas Rannier Ribeiro Antonino Carvalho é natural da cidade de Serra Branca, do cariri paraibano. Em sua cidade natal, Lucas ingressou na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, onde estudou até o 3º ano do ensino médio. Com apenas 16 anos, o próximo passo seria a escolha de um curso de graduação. Pensando em ajudar seus pais na farmácia veterinária a eles pertencente e seguir os passou do seu genitor,  Lucas escolheu o seu curso, Medicina Veterinária.

Lucas Família 3.jpg

Lucas com seus pais e sua irmã Lara

Desta maneira, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e passou para o tão sonhado curso de Medicina Veterinária (em primeiro lugar no campus de Patos e em terceiro lugar no campus de Areia). Sua opção foi cursar a graduação no Centro de Ciências Agrárias, Campus II da UFPB, na cidade de Areia-PB.

No decorrer do curso, a determinação e comprometimento fizeram com que Lucas sempre se destacasse como discente. Foi bolsista do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e voluntário em projeto de extensão e em monitoria. Finalizou o curso de graduação em quatro anos e meio, quando o tempo mínimo necessário seria de cinco anos. A Professora Fabiana Satake, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, ressalta que não está surpresa com o sucesso acadêmico do aluno, “sempre aplicado e curioso desde os semestres iniciais, ele se dedicou aos projetos de pesquisa. Temos muito orgulho dele e de todos nossos egressos!”, relatou Satake.

Em 2018, sob a orientação do professor Ricardo Romão Guerra, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso com o título “POTENCIAL TERAPÊUTICO DA CREOLINA NA REVERSÃO DOS QUADROS CAUSADOS POR ENVENENAMENTO DE BOTHROPS JARARACA EM RATOS”. Prof. Ricardo Guerra nos conta de sua satisfação em realizarem pesquisa juntos: “Lucas sempre foi um aluno muito educado, dedicado, centrado nos estudos. Sempre vi nele muito potencial, o aconselhei a enriquecer o currículo pensando no doutorado, aproveitar as oportunidades e ele assim o fez. Faço votos para que, em breve, possamos tê-lo como professor da UFPB”.

Lucas e Ricardo.jpeg

(Lucas Carvalho e Prof. Ricardo Guerra) 

Ainda em 2018, Lucas ingressou no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (CCA/UFPB-Campus II-Areia-PB). Foram necessários apenas doze meses para que ele concluísse o mestrado, mais uma vez, antes do tempo mínimo exigido. Desta forma, em 2019, Lucas Rannier defendia sua dissertação intitulada “AÇÃO ANTIOFÍDICA DA CREOLINA FRENTE A PEÇONHA DE BOTHROPS JARARACA EM RATOS: ASPECTOS CLÍNICOS, HEMATOLÓGICOS E HISTOPATOLÓGICOS”, sob a orientação do Professor Ricardo Guerra.

Lucas Carvalho participou, com a equipe do Laboratório de Histologia Animal da Universidade, da criação do aplicativo – Histologia Fácil – (com os Professores Ricardo Romão Guerra e Márcia Miranda, com os alunos Helder Camilo da Silva Pereira, Rebeca da Silva Rocha e egresso Givanildo Jacinto dos Santos Filho) para o qual foi realizado o depósito de patente pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), em 2019.

Prof. Valdir Braga

(Prof. Valdir Braga -Orientador do Doutorado- fala sobre Lucas Rannier. Clique na foto para assistir)  

Sem perder tempo, ainda no ano de 2019, ingressou no Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, no Campus I da UFPB, João Pessoa-PB, para a realização do seu Doutorado. Foi lá onde conheceu o professor Valdir Braga, atual pró-reitor de Pesquisa (Propesq) da UFPB e que viria a ser o seu orientador.  Mesmo sem bolsa de financiamento, o jovem pesquisador não desistiu do seu propósito. Conseguiu um emprego como professor de uma universidade particular e, mesmo assim, conciliando trabalho e estudos, terminou o doutorado mais uma vez no tempo mínimo, em apenas 25 meses.

lucas família 2.jpgA tese, cujo título foi “AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE NITRATO INORGÂNICO SOBRE A LONGEVIDADE DE RATOS WISTAR”, abriu portas fora do país para o jovem doutor. Por intermédio do professor Valdir, Lucas está com a viagem marcada e irá com a esposa, Maryanne Paulino, e o filho Artur (foto), para realizar seu pós doutorado em Estocolmo, na Suécia, na universidade Karolinska Institutet. Lucas pretende retornar ao Brasil para que possa retribuir à Universidade que o formou e à sociedade, já que sempre optou pelo ensino público.

A Direção do CCA congratula o nosso egresso, cuja história serve de inspiração para tantos jovens, mostrando que, mesmo diante das dificuldades, é possível realizar sonhos e alcançar objetivos. Parabéns, Lucas!

 

  Palavras de um amigo

 

Lucas e Helder.jpeg"Vigor, vitalidade e dispersão. Esses são adjetivos atribuídos a qualquer jovem! Quando conheci Lucas, no Laboratório de Histologia do CCA-UFPB, já notei que o vigor e a vitalidade estavam ali, naquela fala empolgada do que faríamos em nossa pesquisa. Dos três adjetivos que lhe atribuí, naquele encontro, apenas dois estavam corretos, pois o terceiro, a dispersão (a falta de foco), com certeza não é uma característica típica de Lucas. O entusiasmo dos primeiros dias, presente em sua narrativa dos nossos planos de estudos, continuou diante de todas as dificuldades que uma pesquisa científica enfrenta para ser realizada. Lucas surpreendia com sua criatividade para solucionar problemas, com sua proatividade, com sua disciplina para continuar, mesmo quando estávamos cansados ou frustrados. Perseverava sempre! Como se ali, na superação do contratempo, estivesse todo o sentido de todo e qualquer sacrifício. E valeu! Valeu porque conseguiu o feito histórico de ser o mais jovem Doutor formado pela UFPB. Valeu porque é exemplo para os que lhe são próximo. Valeu! Parabéns por essa conquista, meu amigo, e lhe digo: essa ainda nem foi a sua conquista mais importante, quando comparadas com as que ainda estão por vir. Vigor e Vitalidade, Sempre! E cada vez maiores! São exatamente essas as qualidades que levam algumas pessoas a construir pontes sobre abismos - enquanto outras retrocedem, diante de qualquer obstáculo! E muito de seu Vigor e de sua Vitalidade guardo comigo! Quando, diante de alguma dificuldade, lembrarei disto que você me ensinou: Vigor! Vitalidade! Sucesso, Amigo, leve à Suécia o nome de nossa querida Universidade Federal da Paraíba! "

Helder Camilo.

**************

Por: Ivandro Candido - ASCOM/CCA

Fotos: Arquivo Pessoal de Lucas Carvalho