Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > DIRETORIA CEDE SALA PARA GRUPO DE ESTUDOS DE ANIMAIS SILVESTRES

DIRETORIA CEDE SALA PARA GRUPO DE ESTUDOS DE ANIMAIS SILVESTRES

por Ivandro Candido publicado: 27/09/2023 17h07, última modificação: 27/09/2023 17h07

A Diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atendeu à solicitação do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS UFPB) e disponibilizou uma sala para ser a sede oficial do grupo. Esta iniciativa visa apoiar o GEAS UFPB em suas atividades acadêmicas e fortalecer o compromisso da universidade com a pesquisa e a educação na área de animais silvestres.

O GEAS UFPB é composto por alunos dos cursos de Zootecnia, Biologia e Medicina Veterinária, e tem como objetivo compartilhar e ampliar o conhecimento sobre os animais selvagens. Além disso, o grupo é vinculado ao GEAS BRASIL, o que legitima sua existência e sua contribuição para a comunidade acadêmica.

Fundado em 28 de agosto de 2018 por estudantes de Zootecnia, o GEAS UFPB surgiu da percepção da falta de um espaço dedicado aos animais silvestres no campus. Sob a orientação da pós-doutoranda Luciana Diniz Rola, professora especializada em reprodução animal, etologia, bem-estar animal e exploração zootécnica de animais silvestres, o grupo trilhou um caminho de sucesso ao longo de sua existência.

O grupo realizou uma série de eventos notáveis, como o ZooWild em suas primeiras edições, trilhas na Mata do Pau Ferro e na própria universidade, transmissões ao vivo em suas redes sociais e a hospedagem do XII ENGEAS (Encontro Nordestino de Grupos de Estudos de Animais Silvestres), que atraiu cerca de 181 estudantes para o CCA. Além disso, o GEAS UFPB promove reuniões semanais com apresentações dos membros do grupo, palestrantes externos, mesas redondas, exibição de documentários e gincanas, com uma média de 33 alunos participando de cada encontro.

A sala cedida ao GEAS UFPB está localizada no prédio de representações estudantis, ao lado da sala do Gesucro (outro grupo de estudos) e do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas. Essa localização estratégica proporcionará um ambiente propício para as atividades do grupo e facilitará a interação com outros grupos acadêmicos afins.

A Diretoria do CCA da UFPB parabeniza o GEAS UFPB por suas realizações e reafirma seu compromisso em apoiar grupos de estudos e pesquisa que contribuam para o enriquecimento da comunidade acadêmica. A sala agora disponibilizada será um espaço vital para o desenvolvimento contínuo das atividades do GEAS UFPB e para a promoção do conhecimento sobre a fauna silvestre.

Sala GEAS.jpeg

Prof. Ricardo Guerra, ao centro, recebendo a solicitação dos representantes do GEAS, Amanda Albuquerque e Rodrigo Carvalho