Notícias
COPAC/PROEX divulgam programação do ENEX 2019 - Campi II e III
Na próxima quinta (05) o Encontro de Extensão da UFPB será realizado no Centro de Ciências Agrárias – Areia/PB, reunindo as ações de extensão dos campi II e III. Serão apresentados 186 trabalhos, que tratam de atividades dos nos projetos inscritos nos PROBEX 2019, UFPB no Município 2019, FLUEX 2019 e das Chamadas publicas para institucionalização dos cursinhos Pré-ENEM do CCA e do CCHSA.
As apresentações serão na modalidade clássica do ENEX, as tertúlias. Elas têm cerca de duas horas e reúnem quatro projetos, que têm até 30 minutos para apresentar os resumos. Para que as tertúlias iniciem no horário planejado, às 8h, é preciso que cada participante do evento realize alguns procedimentos antes deste horário.
A equipe de avaliação, composta por servidoras/servidores e docentes e técnico-adminsitrativos previamente inscritas/os no SigEventos, já pode instalar o aplicativo SisENEX. Quem já utilizou o aplicativo em 2018 precisa instalar a versão 2019, pois algumas atualizações importantes foram realizadas. As credenciais de acesso são as mesmas utilizadas no Sistema de Gestão de Atividades acadêmicas – o SIGAA.
No dia do evento, a recomendação é que a equipe se apresente à secretaria as 7h45, tanto para assinar as listas de presença de cada sala, quanto para receber as instruções da equipe de monitoras e monitores, que por sua vez inicia as atividades de organização da secretaria por volta das 7h.
Já as pessoas que irão apresentar trabalhos precisam verificar na programação qual a sala e o horário agendado para cada apresentação, bem com se dirigir ao local com ao menos cinco minutos de antecedência, garantindo assim um tempo para a acomodação no ambiente.
Durante a realização das tertúlias, a equipe avaliadora deve mediar o debate entre os presentes e somente após o debate devem aferir notas usando o aplicativo SisENEX. Importante lembrar que a equipe de avaliação pode antecipadamente, como forma de subsidiar a arguição, ler o conteúdo dos projetos no SIGAA.
Somente após os debates é que a equipe realiza a avaliação no SisENEX. Conforme estabelecido no Edital ENEX 2019, a avaliação obedecerá os seguintes critérios:
"6.1.1. Quanto a apresentação do resumo/participação no projeto:
6.1.1.1. Domínio de conteúdo considerando as questões formuladas pelos avaliadores e os pares; 6.1.1.2. Objetividade, sequência e clareza na apresentação; 6.1.1.3. Contribuição da experiência de extensão na sua formação acadêmico-profissional e cidadã; 6.1.1.4. Relação existente entre os resumos apresentados e a temática do projeto.
6.1.2. Quanto ao engajamento no Projeto:
6.1.2.1. Articulação do Projeto com o ensino e a pesquisa da UFPB; 6.1.2.2. Coerência e adequação entre os objetivos propostos pelo Projeto e resultados obtidos/esperados; 6.1.2.3. Impacto social do projeto; 6.1.2.4. Empoderamento da comunidade público-alvo acerca dos objetivos propostos no projeto".