Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COMUNICADO - Comissão de Biossegurança Interna do Centro de Ciências Agrárias
conteúdo

COMUNICADO - Comissão de Biossegurança Interna do Centro de Ciências Agrárias

por Ivandro Candido publicado: 05/03/2021 12h44, última modificação: 05/03/2021 12h46

Comunicado 01/2021/CBI/CCA

As atividades de pesquisa e de ensino poderão retornar mediante a voluntariedade dos servidores docentes, técnicos administrativos e dos discentes, por meio de condições de biossegurança estabelecidas em protocolo específico do setor e aprovadas pela Comissão de Biossegurança Interna do Centro de Ciências Agrárias (CBI/CCA), além da disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s) e demais materiais de limpeza e higiene pessoal, segundo as normas vigentes.

Compete à chefia imediata do setor a elaboração, a adoção e a fiscalização do protocolo, e à Direção de Centro e/ou Reitoria a aquisição dos EPI’s, EPC’s e demais insumos.

Após a elaboração dos protocolos, a chefia imediata emitirá à Direção de Centro e o mesmo encaminhará à CBI/CCA, cuja comissão irá avaliar a adequação do protocolo com as recomendações das normas vigentes e aprovar o mesmo. O encaminhamento deverá ser realizado via SIPAC, com o assunto: Solicitação de apreciação de protocolo e autorização de funcionamento do setor.

Os requisitos mínimos para elaboração dos protocolos serão: ocupação máxima por ambiente, fluxo de entrada, atividades, refeições e saída, registro de temperatura, higiene pessoal e do ambiente, disponibilidade e uso dos equipamentos de proteção, distanciamento mínimo de 1,5 metros, adequação para uso de equipamentos e ambientes, sinalização visual, possível rodízio de servidores docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e discentes.

Visando auxiliar no retorno gradual de funcionamento dos setores, a CBI/CCA disponibilizará no site do Centro de Ciências Agrárias materiais de apoio, como de sinalização dos ambientes, de orientação de higienização e modelos de protocolos já aprovados pelas Comissões de Biossegurança da UFPB. Link abaixo.

Além disso, o chefe imediato de cada setor deverá enviar à Direção de Centro, quinzenalmente, relatório informando as condições de funcionamento, que devem incluir casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 entre as pessoas do setor, possível descumprimento das regras de biossegurança e medidas adotadas, bem como a disponibilidade de insumos para higiene pessoal e do ambiente. Esse relatório deverá ser encaminhado via SIPAC, com o assunto: Relatório de funcionamento no que se refere às normas de biossegurança.

LINK: http://www.cca.ufpb.br/cca/contents/paginas/institucional/comissao-de-biosseguranca

Comissão de Biossegurança Interna do Centro de Ciências Agrárias