Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCA recebeu produtores de Mari-PB em Dia de campo sobre Grandes Culturas

CCA recebeu produtores de Mari-PB em Dia de campo sobre Grandes Culturas

publicado: 04/09/2019 17h51, última modificação: 04/09/2019 17h51

No dia 1 de setembro, 21 produtores de Mari-PB participaram do Dia de Campo sobre grandes culturas no Brejo Paraibano. O evento foi organizado pelo Grupo de estudos em Grandes Culturas do CCA-UFPB. Durante o encontro, foram apresentadas aos produtores pesquisas recentes sobre consórcio de milho e fava, efeito das plantas de cobertura na produção do milho, manejo da adubação foliar na cana-de-açúcar, adaptação de variedades de cana-de-açúcar provenientes da micropropagação, indutores de resistência na cana-de-açúcar e adaptação de genótipos de café.

Para Adelaido, Gerente de desenvolvimento rural sustentável destacou “Essa parceria Prefeitura-CCA/UFPB reforça a difusão da ciência e tecnologia junto aos agricultores e os produtores podem ver na prática como são feitas as práticas agronômicas fortalecendo a  transferência de conhecimento e também aplicação dos produtores junto ao município”. O assessor do prefeito Marcondes Baltazar frisou “Observamos as experiências dos alunos com plantio de cana, de milho, café, fava consorciada. Isto ajudou a trocar as experiências do que sabemos com as técnicas utilizadas nas pesquisas do CCA. Um fato importante foi a vinda de mulheres no evento que também são agricultoras e também o público jovem, sendo muito gratificante e que a prefeitura também está de portas abertas a essa parceria”.

O estudante de agronomia Edson de Souza Silva, presidente do grupo de estudos destacou a importância da realização do evento no CCA “Foi uma satisfação receber os pequenos produtores de Mari, estes que fornecem alimento para o Brasil, para que pudéssemos mostrar o que esta sendo desenvolvido com milho em consórcio com fava, alguns projetos com cana-de-açúcar com os alunos da pós-graduação, o milho sobre o plantio de cobertura, tudo isso para divulgar o conhecimento, com que a universidade também tem função, de extensão e trocas de experiências”.

O presidente do conselho municipal do desenvolvimento rural sustentável e solidário do município de Mari, Eduardo destacou “toda aprendizagem é importante na vida do agricultor principalmente em algumas técnicas que não são usadas como o plantio de cana-de-açúcar, do milho, sendo importante estarmos sempre aprendendo algo, sobre adubação para melhorar a produção no campo, destacando as pesquisas com a cobertura morta na produção do milho, assim como associação do milho com a fava”.

Felipe do assentamento Tiradentes também destacou ”Foi uma manha muito produtiva trazendo muitas informações e descobertas para nós e para mim que vou anteceder meu avo trazendo alternativas para uma renda melhor”.