Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCA Inaugura Prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

CCA Inaugura Prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

por Ivandro Candido publicado: 17/10/2024 10h10, última modificação: 17/10/2024 10h31

Captura de tela 2024-10-17 100541.png

Na última terça-feira (15), o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugurou o novo prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn). A cerimônia contou com a presença do Reitor, professor Valdiney Veloso Gouveia, e de diversas autoridades acadêmicas.

O projeto enfrentou um longo processo de construção, iniciado em 2011 e interrompido até ser retomado em fevereiro de 2023, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões. A nova estrutura inclui salas de aula, laboratórios, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 60 pessoas e áreas administrativas, totalizando 890,20 metros quadrados de área construída. Essa infraestrutura visa não apenas atender às demandas do PPGCAn, mas também beneficiar toda a comunidade CCA.

A sessão de falas foi iniciada pelo professor Ricardo Romão Guerra, Vice-Diretor do CCA, que apresentou um histórico detalhado desde as ideias iniciais para a construção da sede do PPGCAn até a conclusão da obra. Ele destacou o esforço conjunto ao longo dos anos, mencionando a essencial ajuda financeira recebida através de emendas dos parlamentares Frei Anastácio e Pedro Cunha Lima, além de contribuições de Damião Feliciano e Efraim Filho. Guerra também agradeceu ao Reitor Valdiney Veloso Gouveia pelo suporte constante durante o processo.

Em seu discurso, o Reitor Valdiney Veloso Gouveia ressaltou que a conclusão do prédio só foi possível graças ao trabalho colaborativo da equipe da UFPB e ao apoio financeiro de emendas parlamentares. Ele enfatizou a necessidade de buscar parcerias públicas e privadas para enfrentar os desafios orçamentários que a universidade enfrenta, instando a comunidade acadêmica a continuar engajada na busca por recursos e apoio. O Reitor também elogiou a trajetória do PPGCAn e seu papel vital na formação de profissionais na área de Ciência Animal.

O Coordenador do PPGCAn, professor Artur César de Carvalho Fernandes, destacou a recente aprovação do doutorado como um marco significativo, reforçando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica. O Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Leonardo Lopes, elogiou os altos índices de qualidade alcançados pelo PPGCAn, que possui conceito 4 na avaliação da CAPES, e ressaltou a importância de parcerias para garantir a sustentabilidade financeira da universidade em tempos desafiadores.

O Superintendente da SINFRA-UFPB, Jairo Dias, também expressou sua satisfação ao entregar mais uma obra à UFPB, ressaltando o empenho da equipe técnica e da construtora em cumprir os prazos e manter a qualidade.

A solenidade contou também com a presença de alunos e professores do PPGCAn, servidores do CCA, do vereador Edgley de Brito Santos e do futuro vice-prefeito de Areia, Neto da Ceral. Com este novo espaço, a UFPB reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados na área de Ciência Animal, promovendo um ambiente propício à pesquisa e ao aprendizado.

WhatsApp Image 2024-10-17 at 10.08.52.jpeg