Notícias
CCA inaugura o Laboratório de Grandes Culturas e Plantas Daninhas
O Evento foi prestigiado pela Direção do CCA, por docentes e servidores que participaram do processo de idealização e da reforma do LAGRAPLAN. Na oportunidade, os Professores Manoel Bandeira de Albuquerque e Ricardo Guerra, Diretor e Vice Diretor do CCA, respectivamente, fizeram uso da palavra e destacaram a relevância da instalação. Para eles, “a área de grandes culturas é um dos pilares para o curso de agronomia e, por este motivo, a criação do LAGRAPLAN, além de contribuir para o ensino, pesquisa e extensão, é uma ação administrativa importantíssima”. Ressaltaram, ainda, “que mesmo diante de dificuldades provenientes da falta de recursos financeiros e humanos, a Diretoria vem cumprindo o compromisso em atender as solicitações da comunidade acadêmica do CCA.”
O Prof. Jacinto Luna, representando a Chefia do DFCA na ocasião, falou que o LAGRAPLAN “é bem mais do que a finalização da reforma de uma estrutura física, ela é a representatividade de uma ideia que não se deixou vencer pelas dificuldades, ideia esta que é fruto da persistência dos seus idealizadores que vislumbraram a nova formatação da agricultura e, desta maneira, trazem para o CCA e região uma referência como inúmeras possibilidades para realização de projetos e parcerias”
Os Professores Leossávio Cesar e Fábio Mielezrski, idealizadores do Laboratório, fizeram uso da palavra para agradecer à Direção de Centro, a Chefia do DFCA e outros Laboratórios daquele departamento por todo o apoio recebido, aos(as) servidores(as) que participaram da concretização daquele sonho que teve início há muitos anos, mas, sempre foi postergado em função das dificuldades e outras prioridades. Segundo eles “existem muitos desafios para a aquisição de material e equipamentos para o funcionamento pleno do LAGRAPLAN mas que a inauguração do laboratório é o ponto de partida para este venha a ser uma referência para as atividades que envolvem as grandes culturas, como por exemplo: algodão, soja, café, mamona, amendoim, girassol, gergelim, milho, feijão, arroz, mandioca, cana, sisal além das plantas daninhas que afetam as citadas culturas”. Para finalizar, foi oferecido um coquetel nas instalações do LAGRAPLAN.