Notícias
CCA amplia campo de pesquisa em Cana-de-açúcar
(Prof. Fabio Mielezrski e equipe GESUCRO)
No último dia 26 de junho o Centro de Ciências Agrárias recebeu a doação de nove variedades de cana-de-açúcar na forma de mudas micropropagadas da empresa SBW do Brasil (com sede em Holambra-SP) e com o apoio logístico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).
Logo no dia seguinte os grupos Gesucro e Gran
des Culturas sob a orientação do Prof. Fabio Mielezrski procederam ao cultivo de 1080 mudas de cana de açúcar na Fazenda Experimental Chã de Jardim, o que elevou para 19 variedades em testes naquela unidade experimental. Segundo o Diretor do Centro, Prof. Manoel Bandeira, essa doação ajudará em muito aos estudos sobre a cana no Brejo Paraibano:
“Esse material doado pela SBW do Brasil é composto por nove variedades de cana, onde pelo menos oito delas não são cultivadas tradicionalmente no Brejo Paraibano, o que será de grande valia para o esforço que o CCA tem tido para fortalecer a cadeia produtiva da cana na nossa região. Visitamos recentemente as instalações da empresa e pudemos atestar in loco a qualidade do material produzido por ela, com certificação não apenas para a cana-de-açúcar mais também plantas como a banana e plantas ornamentais as quais são fornecidas para vários estados do país, inclusive no Nordeste”.
Ainda segundo o Prof. Manoel Bandeira a ação de identificar variedades que sejam mais produtivas dentro das nossas condições edafoclimáticas é apenas uma das ações que as equipes de docentes, técnico-administrativos e discentes de diversos Departamentos envolvidas estão se debruçando: “No último dia 03 de julho tivemos no CCA a terceira reunião com as prefeituras do Brejo, EMPAER, SENAR, SEBRAE, UEPB, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), BNB e Asplan no Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais para discutir a possibilidade de se executar um Diagnóstico Geoambiental de todos os municípios do Brejo Paraibano à semelhança do que foi feito para a cidade de Areia e a partir dele gerar subsídios para auxiliar o MAPA com o lançamento de uma Portaria para regulamentar o cultivo de cana no Brejo. Além disso, o plano em longo prazo é que a nossa instituição se fortaleça como um centro difusor de tecnologia da Cultura da Cana-de-açúcar para todo o Estado da Paraíba”.
(Professora Naysa Flávia Ferreira e Prof. Manoel Bandeira)