Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ADUFPB REALIZA EVENTO NO CCA SOBRE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NAS UNIVERSIDADES
conteúdo

Notícias

ADUFPB REALIZA EVENTO NO CCA SOBRE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NAS UNIVERSIDADES

por Ivandro Candido publicado: 21/03/2025 16h20, última modificação: 21/03/2025 17h03

Na noite desta quinta-feira (20), a Subsede da ADUFPB no campus II - Areia realizou, no Auditório do Prédio Central, um importante debate em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento, intitulado “Estamos aqui e somos contra o assédio e todas as formas de violência contra as mulheres: a urgência da implantação de medidas de enfrentamento nas universidades”, reuniu especialistas, artistas e a comunidade acadêmica para discutir estratégias de combate à violência de gênero no ambiente universitário.

A programação começou com uma apresentação cultural das discentes do curso de Medicina Veterinária do CCA/UFPB, Ana Odília Souza, Natália Fernandes e Estela Lorena, que interpretaram músicas da MPB e internacional cantadas por mulheres, acompanhadas ao violão pelo professor Daniel Santiago. Em seguida, foi formada a Mesa Solene de Abertura, composta por autoridades como o diretor da ADUFPB, Prof. Dr. Edson Franco, o diretor da ADUFPB Subsede Areia, Prof. Dr. Maurício Javier de Leon (Presidente da mesa), o diretor do CCA/UFPB, Prof. Dr. Bruno de Oliveira Dias, a prefeita de Areia, Sílvia Cunha Lima, representada pela secretária de Ação Social, Valmira Santos Perazzo, a chefe do CAMOPS, Assistente Social Andréia Kalyne Tarquino Eustáquio, e a presidente do Centro Acadêmico de Química “Maria Betania Hermenegildo dos Santos”, Izabela Bezerra da Silva.

O debate principal contou com a participação da Prof.ª Dra. Sheila Costa de Farias, integrante do Fórum de Mulheres da UFPB, e da Prof.ª Dra. Anita Pereira dos Santos, pesquisadora e militante pelo fim da violência de gênero, com mediação da Prof.ª Dra. Carla Santos, diretora de Cultura da ADUFPB. As debatedoras destacaram a necessidade de implementação de políticas efetivas de enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres nas instituições de ensino superior.

Durante o evento, as alunas Izabela Bezerra, Vivian Silva e Maysa Duarte homenagearam as expositoras e a mediadora com a entrega de ramalhetes de flores, simbolizando a luta e a resistência das mulheres. A noite também foi marcada por momentos culturais, como a recitação de poemas pela escritora Lara Brito e a apresentação do grupo “As Seresteiras do Chá”, que emocionou o público com canções da MPB.

O encerramento ficou por conta do professor Daniel Santiago, que executou temas instrumentais ao violão de sete cordas, encerrando a noite com um clima de reflexão e celebração. Ao final do evento, os participantes foram presenteados com um lanche, proporcionando um momento de confraternização e encerramento das atividades.

A Diretoria do CCA/UFPB parabeniza a comissão organizadora do evento e a ADUFPB pela iniciativa. A comissão organizadora foi composta por: Roseilton Fernandes, Maurício Javier, Danila Campos, Maria Betânia, Anita Pereira, Sheila Costa e Ângela Albino. O apoio e a dedicação desses profissionais foram fundamentais para o sucesso do evento.

O evento faz parte da programação “Março por Elas”, promovida pela ADUFPB, que continua no próximo dia 27, no campus III - Bananeiras, com o debate “Mulher, Universidade Pública e Política”. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres.