Notícias
09 de agosto - Dia Nacional da Equoterapia
Há três anos tem sido executado um projeto de Equoterapia na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) da cidade de AREIA-PB. A ação é um procedimento de inclusão social e auxílio do desenvolvimento físico, motor e psicológico dos praticantes.
O projeto “Equoterapia: Uma ação interdisciplinar para o atendimento de pessoas com necessidades especiais” é vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), junto com a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), do município, onde as atividades são realizadas. A coordenadora do projeto, Profa. Ana Cristina Danxeberguer, do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, conta com o apoio da Profa. Lara Toledo, zootecnista e de outros profissionais de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, bolsistas e voluntários dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária do CCA/UFPB.
As pessoas atendidas pelo projeto são das cidades de Areia, Remígio, Pilões e Esperança, mas existem participantes de outros municípios que estão na lista de espera. Os atendidos são pessoas com alguma necessidade especial como síndrome de Down, deficiência intelectual, autismo, transtorno de conduta e hiperatividade, deficiência auditiva, paralisia cerebral e síndrome de Rubstein, encaminhados por um neurologista ou ortopedista. Mesmo com a indicação do profissional, a equipe do projeto Equoterapia realiza um acompanhamento com pacientes, essa avaliação é necessária para analisar a evolução deles.
O dia 09 de agosto é o Dia Nacional da Equoterapia. A equipe do Projeto elaborou um Folder no qual constam explicações sobre suas atividades, bem como os dados bancários da APAE para aqueles que desejam contribuir com aquela associação.