Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Acesso Rápido > Procedimento Operacional Padrão (POP), Formulários e Documentos > Superintendência de Tecnologia da Informação

Superintendência de Tecnologia da Informação

por Ivandro Candido publicado 19/02/2021 09h03, última modificação 07/03/2024 11h49

Abertura de chamados de TI - Sistema OTRS

Responsável: Por determinação do colegiado gestor da STI, só poderão abrir chamados os servidores com vínculos funcionais nesta instituição. Portanto, caso seu vínculo seja de aluno, orientamos que procure o órgão responsável ao problema em questão. Exemplo: bibliotecas, coordenações, CODESC, PRG e PRPG. Desde já agradecemos sua compreensão.

O Detalhamento dos serviços oferecidos pela STI pode ser encontrado em https://www.sti.ufpb.br/sti/contents/menu/institucional/catalogo-de-servicos  – Item 4, segmentados por setor/área de atendimento na STI.

Informações sobre o sistema OTRS

Acesso: https://suporte.sti.ufpb.br/

Passo a passo para abrir um chamado:

• Passe o cursor sobre e clique em “Abrir um novo chamado”, localizado no canto superior central da tela.

• Preencha os campos obrigatórios marcados com “*”:

• Campo “CPF”: Favor digitar o CPF do interessado, apenas números (11 dígitos). Logo em seguida dos campos “Nome Completo”, “E-mail” e “Lotação do Servidor” serão automaticamente preenchidos com as informações do servidor solicitantes cadastradas no SIGRH.

• Campo “Setor interessado”: Favor digitar o nome do setor onde deseja que o atendimento seja realizado, depois, com o mouse, selecione a lotação desejada.

• Campo “E-mail”: informe o seu e-mail de contato. Caso não tenha acesso ao e-mail, antes de abrir o chamado, altere no SIGRH.

• Campo “Fone/Ramal”: Informe um telefone para contato;

• Campo “Solicitação (assunto)”: digite o assunto que melhor identifique o seu problema;

• Campo “texto”: detalhe o seu problema neste campo. É importante que o texto contenha todas as informações necessárias para conclusão do chamado. Para tanto, sugerimos que seja consultado o assunto pertinente neste catálogo, o qual apresenta os requisitos e informações necessárias para solicitação de serviços;

• Em “Anexar Arquivos” é possível anexar arquivos para solicitação de serviços, escolhendo arquivos para anexo ao clicar no botão “Escolher Arquivos”.

• Após preenchidos os campos, digite o código mostrado na tela no campo logo acima do botão “enviar” e clique no botão “enviar”.

Pronto! O chamado estará pronto para ser visualizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação, onde passará por uma triagem e será encaminhado para o setor correspondente.

O sistema gera automaticamente e-mails de notificação de abertura e conclusão do chamado, mas estes NÃO devem ser respondidos.

Acompanhamento do chamado:

Através da página de acompanhamento de chamados é possível consultar e verificar a situação de um chamado aberto para a Superintendência de Tecnologia da Informação.

• Passe o cursor sobre e clique em “Acompanhar chamado”, localizado no canto superior central da tela.

• Para acompanhar um chamado, preencha o campo Nº do chamado e clique no botão Pesquisar. O número do chamado pode ser encontrado no e-mail enviado para o usuário no momento da abertura. Ex: "[Chamado:2021xxxxxxxxxxxx] Solicitação de …".

• Em seguida o usuário será redirecionado para uma página onde poderá consultar as informações e andamento do chamado.

A responsabilidade de acompanhar a execução do chamado é do usuário que o solicitou.

É importante que o usuário verifique frequentemente o andamento de sua solicitação e eventuais pendências, visto que a comunicação da TI do campus com o solicitante dar-se-á exclusivamente por meio da interface do sistema OTRS.

fstiok.jpg